A soroterapia é um tratamento que tem o objetivo de suplementar vitaminas, minerais e demais nutrientes por via intravenosa, promovendo saúde e bem-estar aos pacientes
A soroterapia é um procedimento da Prática Ortomolecular que consiste na administração de nutrientes por via intravenosa, solucionando problemas de deficiência vitamínico-mineral e promovendo a saúde dos pacientes. Este tipo de tratamento visa compensar a absorção inadequada de nutrientes, um problema comumente percebido na dieta via oral — que é diretamente afetada por alterações intestinais ou no trato digestivo, ou a perceptível redução do aporte nutricional dos nossos alimentos.
Por meio da soroterapia é possível otimizar as condições clínicas do indivíduo por meio da suplementação segura e eficaz, com rápida absorção das substâncias injetadas no organismo. O tratamento deve ser sempre adequado às necessidades e particularidades de cada paciente, sempre respeitando as características bioquímicas e história do indivíduo para garantir um resultado mais efetivo.
Como funciona a soroterapia?
O objetivo geral da soroterapia é tratar o organismo como um todo, permitindo que ele alcance seu melhor estado possível. Embora muitos países disponham de coquetéis prontos e que podem ser administrados conforme a vontade e necessidade das pessoas, no Brasil isso não é possível: a legislação exige acompanhamento médico e diagnóstico prévio ao tratamento.
Por isso, o primeiro passo da soroterapia consiste sempre na avaliação clínica do paciente, em especial suas queixas, sinais e sintomas e realização de exames para averiguar quais nutrientes estão em falta no organismo. Neste momento, o especialista pode também investigar se a pessoa tem alergia a alguma substância ou apresenta uma condição de saúde específica que altera suas necessidades nutricionais ou funcionamento do organismo.
A partir dos resultados obtidos, um médico especializado em medicina integrativa poderá montar um protocolo personalizado para o paciente, com base em suas necessidades e características individuais. A duração do tratamento e a forma de aplicação (intramuscular ou intravenosa) dependerão da substância administrada e dos objetivos do protocolo terapêutico.
Para quem o tratamento é indicado
A soroterapia pode ter diversas indicações: desintoxicar o organismo, prevenir doenças, favorecer processos de emagrecimento ou ganho de massa magra, tratar anemias, melhorar a imunidade, aumentar a performance em treinos, aprimorar a saúde da pele e cabelos e até mesmo otimizar a memória. O tratamento também pode ser realizado com o intuito de prevenir o envelhecimento, reduzir os efeitos do estresse e aliviar sintomas de algumas doenças.
A realização da soroterapia, portanto, sempre visa otimizar o quadro clínico do paciente, melhorando sua saúde geral e promovendo bem-estar. Para se submeter ao procedimento, é necessário passar por uma avaliação prévia com um médico especializado — que fará uma anamnese completa e solicitará os exames necessários para definir a melhor combinação de nutrientes para o indivíduo.
Quais são os nutrientes administrados?
Atualmente, existem mais de 100 substâncias disponíveis para serem aplicadas por via intravenosa ou intramuscular, entre as quais estão vitaminas, minerais, aminoácidos, fitoterápicos e anti-homotóxicos. Muitos dos nutrientes administrados na soroterapia são produzidos pelo próprio organismo do paciente, mas de maneira insuficiente para repor tudo o que o corpo precisa.
As combinações mais comuns utilizadas nos tratamentos incluem:
- Aminoácidos essenciais e não-essenciais: reforçam a imunidade, auxiliam na perda de gordura e aumento da massa muscular, além de melhorar a qualidade do sono;
- Antioxidantes: evitam danos celulares associados ao estresse oxidativo, melhorando também a energia e bem-estar do paciente;
- Minerais: colaboram para o aumento da imunidade, melhoram o humor e ajudam no fortalecimento de unhas, pele e cabelo;
- Vitaminas do complexo B: aumentam a energia do indivíduo e ajudam no combate aos radicais livres;
- Agentes quelantes: eliminam das células do corpo substâncias tóxicas – como metais pesados -, prevenindo doenças e tratando sinais e sintomas de intoxicação.
Você sabia que a Dra. Kellen Reis atende via telemedicina
Além disso, realizamos atendimento presencial em Imperatriz, Marabá, Goiânia e São Paulo.
Benefícios da soroterapia
Ao oferecer as substâncias de maneira concentrada e diretamente na veia do paciente, a soroterapia favorece a absorção rápida de nutrientes, sem que ocorram as perdas naturais do processo digestivo. Dessa forma, o tratamento é eficaz e traz resultados em poucas sessões — geralmente 5 aplicações são necessárias para alcançar os resultados esperados, mas isso pode mudar de acordo com o organismo do paciente e o objetivo do procedimento.
Por ser conduzido sempre de maneira personalizada às necessidades do paciente, a soroterapia traz inúmeros benefícios ao indivíduo, tais como:
- Melhora da saúde geral;
- Combate ao estresse;
- Proteção do sistema imunológico;
- Aumento da energia e disposição;
- Melhor qualidade do sono;
- Fortalecimento dos ossos e articulações;
- Prevenção de doenças;
- Favorecem a perda de gordura e ganho de massa magra;
- Mais qualidade de vida;
- Controle de sintomas de doenças como fibromialgia, artrite, rinite, diabetes, entre outras;
- Redução de cólicas e sintomas da TPM;
- Melhora do aspecto da pele e cabelo.
Os protocolos são sempre elaborados e conduzidos de acordo com o perfil metabólico do paciente, levando em consideração também seus objetivos pessoais e queixas em relação à saúde, aparência e bem-estar. As fórmulas utilizadas na soroterapia sempre trarão vitaminas, minerais e demais nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo e manutenção da saúde.
Cuidados com a soroterapia
A soroterapia tem se popularizado no mundo por ser uma técnica muito procurada por estrelas internacionais, que aparecem nas redes sociais utilizando o tratamento e destacando seus benefícios estéticos. Embora a administração dos nutrientes realmente possa trazer benefícios para a saúde geral, a suplementação intravenosa é um tratamento de saúde e que não deve ser realizado de maneira desenfreada e sem supervisão médica.
Conforme foi explicado, a reposição de vitaminais e minerais é capaz de trazer inúmeros benefícios à saúde do indivíduo, contribuindo até mesmo para a prevenção e controle de doenças. Por outro lado, o uso exagerado dos coquetéis pode levar a hipersensibilidade e hipervitaminose — o que pode prejudicar sua saúde e a realização de tratamentos com soro no futuro.
Dependendo do quadro apresentado pelo paciente, pode ser recomendado não realizar a suplementação por meio da soroterapia, guardando este recurso para um momento em que ele realmente seja necessário. Alguns indivíduos irão se beneficiar com administração via oral ou sublingual, por exemplo. Ou algumas vezes, mudanças na alimentação e nos hábitos podem ser suficientes. Essa avaliação deverá ser feita pelo médico e, em intervalos pré-determinados, revista.
Outro aspecto que deve ser levado em conta é que o corpo geralmente não armazena grande parte das substâncias que se encontram em excesso no organismo, e elas são filtradas e eliminadas na urina. Portanto, o consumo excessivo e desnecessário de nutrientes não trará nenhum benefício adicional. E, além disso, em diferentes fases da vida, nosso organismo requisita maior aporte de um ou outro nutriente específico. Nesse sentido, a avaliação e acompanhamento especializados se tornam ainda mais importantes.
Para saber mais sobre a soroterapia e tirar suas dúvidas a respeito deste tratamento, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Kellen Reis.
Fontes:
Associação Brasileira de Nutrologia;