Entenda quando a presença de um tumor pode indicar câncer ou não
Com o surgimento de alguma lesão na pele ou em algum órgão, o paciente geralmente vai ao médico para identificar a causa do problema, que pode ser um tumor. Com a indicação de uma biópsia, o médico poderá identificar se aquele tumor é benigno ou maligno.
Desejo saber mais sobre a oncologia integrativa!
O que são tumores benignos?
Entre os tumores benigno e maligno, o tumor benigno é aquele que todo paciente que realizou uma biópsia espera como resultado. Isso porque ele não indica um problema de saúde grave, como um câncer.
Apesar de crescer de forma anormal, existem algumas características específicas que o diferem do tumor maligno. Elas são:
- Crescimento de forma lenta e organizada;
- Limites bem definidos;
- Não invade órgãos ou tecidos;
- Não desenvolve metástase.
O que são tumores malignos?
Os tumores malignos são também conhecidos como neoplasias, ou seja, indicam que o crescimento celular anormal representa um perigo à saúde e indica a presença de câncer no organismo.
Em geral, os tumores malignos se desenvolvem a partir de uma falha nos genes que são responsáveis por regular os danos no DNA. Nesta situação, o corpo permite que uma célula anormal comece a se reproduzir no organismo e a se replicar em uma velocidade alta, fazendo com que surjam novos vasos sanguíneos para alimentar o crescimento daquele tumor.
As diferenças entre o tumor benigno e maligno são bem marcantes. Quando o assunto são tumores malignos, suas características principais são:
- Crescimento desordenado e de forma descontrolada;
- Crescimento acelerado;
- Atinge novas células do corpo, podendo afetar tecidos e órgãos à distância, o que é chamado de metástase.
Desejo saber mais sobre a oncologia integrativa!
Principais diferenças entre tumor benigno e maligno
Tumores benignos não têm a possibilidade de se tornar metastáticos (o que pode ocorrer com um tumor maligno), ou seja, quando o crescimento celular anormal se espalha para o resto do organismo, podendo causar danos à saúde.
Mas existem também lugares do corpo em que é mais comum existir a dúvida entre tumor benigno e maligno. A seguir, confira alguns dos lugares com maior incidência de tumores.
Tumores benignos
- Fibromas na mama;
- Fibromas ginecológicos;
- Fibromas na próstata;
- Lesões dermatológicas.
Tumores malignos
- Pele;
- Colo uterino;
- Pulmão;
- Próstata;
- Mama.
O que pode causar um tumor?
Tanto o tumor benigno quanto o maligno são causados por um crescimento anormal de células do corpo. É possível que este crescimento celular com anormalidades aconteça em qualquer parte do corpo, podendo atingir diferentes tecidos.
Desejo saber mais sobre a oncologia integrativa!
Como é o tratamento em cada caso?
Existem tratamentos específicos para tumores benignos e malignos. Como os tumores benignos não representam um risco à saúde, geralmente eles são eliminados através de um procedimento cirúrgico e não voltam a se desenvolver no mesmo local.
Já os tumores malignos envolvem tratamento mais complexos, além de cirurgia, como radioterapia, quimioterapia e uso de medicamentos. Cada tipo de tumor maligno envolve uma necessidade de tratamento diferente, com níveis de agressividade ao organismo mais ou menos intensos.
As diferenças entre tumor benigno e maligno são muitas e envolvem tratamentos diferentes, já que são níveis de problemas de saúde bem distintos. Seja qual for o caso, é sempre fundamental contar com um bom profissional para o diagnóstico e tratamento para o tumor benigno e maligno.
Entre em contato com a clínica Kellen Reis.
Fonte: