Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Sistema imunológico: qual sua função?

Diversas frutas variadas ao redor de um lousa pequena.

22 fevereiro, 2023|Por:

Saiba como funciona o sistema imunológico, qual a importância da boa imunidade e quando cuidados adicionais, como a suplementação vitamínica, são necessários

O sistema imunológico inclui células, tecidos e órgãos que atuam conjuntamente para promover a defesa do nosso organismo, desde o reconhecimento e combate aos patógenos que causam doenças até o processo de cicatrização relacionado às lesões leves e complexas.

A seguir, entenda como esse importantíssimo sistema funciona, porque receitas mágicas não funcionam e como é possível fortalecê-lo com boas práticas.

Você sabia que a Dra. Kellen Reis atende via telemedicina

Além disso, realizamos atendimento presencial em Imperatriz, Marabá, Goiânia e São Paulo.

Entre em contato

Qual a função do sistema imunológico?

A função do sistema imunológico é prevenir efeitos nocivos associados à presença de agentes externos patogênicos, detectando e combatendo processos infecciosos causados por eles.

O sistema imune age em diversas outras frentes, como na regeneração de lesões e regulação de processos que influenciam o bom funcionamento do organismo.

Sabe quando você passa mal ao comer um alimento estragado? É uma resposta do sistema imune para eliminar substâncias/agentes estranhos identificados.

Diversos processos fisiológicos têm relação com o sistema imune, como regulação da temperatura corporal, suor, lágrimas, produção sebácea e outros.

O sistema imunológico começa a ser formado ainda no desenvolvimento fetal e é aprimorado ao longo da vida, especialmente na infância.

O fortalecimento imunológico vai depender de várias questões, como vacinas, alimentação, doenças ao longo da vida, remédios usados, exposição aos patógenos e outras.

Quando você ouve “o que não mata, fortalece”, é de fato verdade. Por exemplo, quando tem uma gripe e seu corpo se recupera – com ajuda de medicação ou não – ele desenvolve anticorpos para combater a mesma infecção futuramente.

Por essa razão, o vírus da gripe se modifica e o que temos a cada ano é uma nova variante que o sistema imune ainda não conhece.

As vacinas aumentam a imunidade, pois tem partes do DNA do vírus – ativas ou inativas – para que o sistema imunológico possa reconhecer o patógeno e combatê-lo mais eficazmente caso aconteça uma infecção futura.

Classificação do sistema imunológico

Apesar de falarmos de sistema imunológico como uma coisa só, ele consiste em uma cadeia complexa de células, tecidos, processos e órgãos e pode ser classificado de duas formas.

Imunidade inata

Consiste na imunidade inata ou natural, aquela que é formada durante o desenvolvimento uterino, incluindo tecidos que constituem as defesas do organismo e funções biológicas básicas, como respiração, cicatrização etc.

Também inclui a proteção transferida entre mãe-bebê, como pelo cordão umbilical ou após o nascimento, pelo leite materno.

Imunidade adquirida

A imunidade adquirida é aquela associada ao sistema imune adaptativo que melhora ao longo da vida.

Entre os exemplos do que fortalece e melhora as células de defesa do organismo estão as vacinas e a exposição aos agentes infecciosos. São duas formas pelas quais a imunidade aumenta:

  • Imunidade humoral: são os anticorpos formados pelos linfócitos B que atuam na identificação e destruição de organismos danosos;
  • Imunidade celular: é executada pelos linfócitos tipo T, que impedem a proliferação de microrganismos invasores.

Portanto, a imunidade muda ao longo da vida, podendo ser influenciada por aspectos mais gerais, mas também específicos.

Importância do sistema imunológico

O fortalecimento do sistema imunológico é fundamental para prevenção de doenças, evitando que elas se desenvolvam e também que ocorram complicações e formas mais graves de uma patologia.

Um sistema imune bem preservado também vai garantir o bom funcionamento do organismo como um todo, aumentando disposição e energia durante o dia a dia, melhorando a qualidade do sono, melhorando foco, atenção e memória e reduzindo a ocorrência de quadros inflamatórios e infecciosos.

Reposição de vitaminas aliada ao sistema imunológico

No dia a dia, o fortalecimento do sistema imunológico depende de diferentes práticas, como uma boa alimentação, prática de exercícios físicos, qualidade do sono e outras.

Esses hábitos garantem uma reserva adequada de nutrientes, incluindo vitaminas, sais minerais, proteínas e carboidratos, bem como regulação hormonal.

Por diferentes razões, algumas pessoas podem apresentar déficit vitamínico, seja devido à alimentação inadequada, seja por conta da absorção de nutrientes na digestão – como devido à doença inflamatória intestinal (DII) e outras alterações gastrointestinais.

Dessa forma, a reposição de vitaminas, quando os exames indicam que elas estão abaixo dos níveis recomendados, pode ser indicada para garantir a promoção da saúde do paciente, inclusive o fortalecimento do sistema imunológico, que depende diretamente das vitaminas e demais nutrientes.

Conhecer como o sistema imunológico funciona mostra que a atenção individualizada e detalhada, considerando a trajetória pessoal do paciente, é fundamental em qualquer decisão relacionada à saúde e bem-estar.

Agende uma consulta na clínica Kellen Reis.

 

Fonte:

Dra. Kellen Reis

Medicina Integrativa

Clínica Kellen Reis

ENTRAR EM CONTATO