Conheça os principais problemas associados à carência de vitamina C no organismo
A falta de vitamina C, bem como a ausência de outras vitaminas e nutrientes, pode trazer problemas para o organismo humano. E os sinais que o déficit desta vitamina pode apresentar ao corpo podem ser perceptíveis em diferentes estágios.
Ao perceber os sintomas que podem significar falta de falta de vitamina C, é necessário buscar orientação médica e realizar a suplementação vitamínica para garantir o restabelecimento da saúde e da qualidade de vida. Confira mais sobre o assunto no texto abaixo!
Você sabia que a Dra. Kellen Reis atende via telemedicina
Além disso, realizamos atendimento presencial em Imperatriz, Marabá, Goiânia e São Paulo.
O que é a vitamina C?
Em primeiro lugar, antes de entender o que é a falta de vitamina C e seus possíveis efeitos, vamos compreender a importância desta substância no organismo. Em poucas palavras, esta vitamina age como um antioxidante, capaz de retardar o envelhecimento celular e estimular a produção do colágeno. Outras vantagens da vitamina C são:
- Conversão de colesterol em ácidos biliares;
- Produção de células brancas, responsáveis por defender o organismo de infecções;
- Combater células cancerígenas;
- Ajuda na absorção do ferro a nível intestinal.
Quais os sinais e sintomas da falta de vitamina C?
Agora que você já sabe a importância de ter a substância em níveis adequados no organismo, vamos compreender quando o corpo se manifesta relativo à falta de vitamina C.
Sangramentos nasais
Um dos principais sintomas da falta de vitamina C é a presença de sangramentos, sobretudo no nariz e nas gengivas, mas que também podem se manifestar em outras áreas do corpo, em razão do rompimento de tecidos que suportam os vasos sanguíneos.
Sangramentos e gengivas inchadas
A falta de vitamina C pode também ser responsável por sangramentos periódicos na gengiva, que, quando não tratados, podem desencadear um quadro de gengivite. Além da suplementação vitamínica, é preciso buscar o auxílio de um cirurgião-dentista para realizar a raspagem gengival, de modo a recuperar a saúde dos tecidos epiteliais.
Dor óssea
O inchaço e a dor óssea podem estar diretamente relacionados à falta de vitamina C. Algumas evidências ainda dão conta de que a gestão dessa substância pode apresentar propriedades analgésicas em determinadas condições clínicas, como o câncer.
Queda e amolecimento dos dentes
Este sintoma também pode estar associado à deficiência da vitamina, uma vez que ela altera a formação da dentina, conhecida como a matriz responsável pela sustentação dentária.
Falta de ferro
Aliar vitamina C e ferro é uma das mais poderosas combinações para a boa saúde do nosso corpo, uma vez que, quando unidas, as substâncias potencializam seus respectivos benefícios nutricionais. Uma das mais célebres iguarias brasileiras, a feijoada, é uma fonte completa de combinação de ferro e vitamina C.
Pele seca, vermelhidão e aparecimento de rugas
A falta de vitamina C também pode trazer problemas dermatológicos, como a pele seca, a vermelhidão e o surgimento de rugas. Os múltiplos benefícios medicinais desse nutriente podem turbinar a beleza e a autoestima de muitos pacientes.
Manchas arroxeadas pelo corpo
Quando um paciente registra a falta de vitamina C no organismo, a pele pode ficar, facilmente, com manchas roxas, uma vez que a deficiência do nutriente enfraquece as paredes de vasos sanguíneos.
Aumento do risco de infecções
Como a vitamina C protege as células do organismo contra o estresse oxidativo – provocado por infecções –, sua deficiência pode aumentar o risco de o paciente desenvolver quadros infecciosos, como gripes e resfriados.
Fadiga e mau humor
A falta de vitamina C também pode comprometer a saúde emocional de pacientes, pois pode trazer sintomas como fadiga, irritabilidade, estresse, letargia, alterações de humor e até mesmo acentuar quadros de depressão.
Ganho de peso
Baixos níveis de vitamina C podem desregular o metabolismo de gordura, cuja ligação com uma maior circunferência abdominal é estreita. Ou seja, apesar da perda de peso geral, os pacientes com falta de vitamina C tendem a apresentar uma maior gordura abdominal.
Articulações inchadas e doloridas
A falta de vitamina C pode trazer como consequência a perda de resistência e flexibilidade das articulações, impactando na movimentação do corpo e facilitando lesões. Os sintomas podem incluir inchaço e dores musculares e articulares, conhecidas como artralgia.
Cicatrização lenta de feridas
A vitamina C também é responsável por exercer uma ação benéfica ao sistema imunológico, trazendo uma otimização da resposta do organismo ao machucado e ao processo de coagulação e formação da ferida. Ou seja, a ausência desta e de outras vitaminas, como A e K, pode dificultar a cicatrização dos ferimentos.
Cabelos secos e quebradiços
Outro problema dermatológico provocado pela deficiência de vitamina C pode ser um impacto na saúde das madeixas. Suplementar esta substância pode garantir uma melhor saúde dos fios.
Tristeza, estresse mental e dificuldades de raciocínio
A falta de vitamina C pode trazer como consequência sensações como confusão e estresse mental, tristeza e lentidão no raciocínio, já que a deficiência do nutriente pode provocar alterações cerebrais químicas.
Quais os tratamentos para a falta de vitamina C
A melhor forma de combater a carência de vitamina C é com a reposição da quantidade adequada ao organismo, que deverá ser determinada pela médica. A especialista pode orientar suplementação vitamínica ou uma readequação da rotina alimentar, com o maior consumo de alimentos como:
- Brócolis;
- Laranja;
- Couve;
- Pimentão amarelo;
- Caju;
- Mamão;
- Manga;
- Morango;
- Tangerina;
Em casos de escorbuto, são necessárias doses elevadas de suplementação de vitamina C. Em geral, os sintomas tendem a desaparecer de uma a duas semanas depois do início do tratamento, com exceção dos problemas gengivais, que necessitam de acompanhamento odontológico.
Identificou algum desses sinais? Entre em contato com a Dra. Kellen Reis!
Fontes:
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia