Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Reposição através de implantes hormonais

Mão segurando um implante hormonal.

8 fevereiro, 2023|Por:

A reposição através de implantes hormonais é uma opção prática e segura para mulheres que precisam da terapia hormonal para ter mais qualidade de vida. Conheça!

Com a tecnologia e avanço em pesquisas médicas, os tratamentos para condições ginecológicas tornaram-se mais eficientes e seguros, como a reposição através de implantes hormonais.

A reposição hormonal é indicada para mulheres nas quais os sintomas da menopausa – incluindo menopausa precoce – são exacerbados, comprometendo a qualidade de vida das pacientes. Entenda mais a seguir.

Você sabia que a Dra. Kellen Reis atende via telemedicina

Além disso, realizamos atendimento presencial em Imperatriz, Marabá, Goiânia e São Paulo.

Entre em contato

Quando a reposição hormonal é necessária?

A menopausa marca o fim da vida fértil da mulher, que deixa de menstruar devido ao esgotamento da reserva ovariana. Esse processo costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, mas pode acontecer em pacientes com menos de 40 anos, nos casos de menopausa precoce.

Ainda que seja um acontecimento natural do organismo da mulher, as mudanças fisiológicas e hormonais relacionadas à menopausa podem resultar em diversos desconfortos. Os sintomas incluem:

  • Ondas de calor, com calor e suor noturnos;
  • Insônia;
  • Mudanças de humor;
  • Alterações no peso;
  • Secura vaginal;
  • Desconforto e dor durante relações íntimas;
  • Infecções urinárias de repetição.

Além dos sintomas, a menopausa também pode agravar quadros de saúde nas mulheres, como aumentar a tendência à perda óssea, desencadeando quadros de osteoporose e artrite.

O tratamento pode ser conduzido por diferentes vias, incluindo oral, transdérmica por gel ou adesivos, implante e vaginal; portanto, há a possibilidade da reposição através de implantes hormonais.

Como funciona a reposição através de implantes hormonais?

O tratamento de Terapia de Reposição Hormonal (TRH) por meio dos implantes inclui a colocação subcutânea do implante, que consiste em pequenos bastonetes bioabsorvíveis com capacidade para cerca de 200 mg de substância hormonal, que vai sendo liberada aos poucos na corrente sanguínea.

A avaliação individualizada das necessidades da paciente é indispensável, sendo que de acordo com os sintomas e histórico, o médico pode optar por diferentes hormônios, como estradiol, testosterona e progesterona, assim como a associação entre elas.

A condução da terapia de reposição hormonal é sempre individualizada para que os benefícios à paciente sejam mais expressivos do que os riscos associados.

Na reposição através de implante, pela técnica que utilizamos, o implante fica inserido na região glútea, sendo imperceptível, inclusive ao toque.

O procedimento é simples, com duração de 10 minutos, e uso de anestésico tópico para aliviar o desconforto. A colocação do implante deve ser conduzida por um profissional qualificado.

A duração do tratamento de reposição através de implantes hormonais é variável de acordo com a resposta individual ao tratamento, mas cada implante pode liberar a substância por 6 a 12 meses, a depender do tipo.

Durante os primeiros 3 meses, é realizado o acompanhamento médico para avaliar a resposta da paciente, podendo ser feitos ajustes na dosagem do medicamento.

A TRH, portanto, é um tratamento bastante individualizado, o que é fundamental para que seja efetiva, segura e apresente resultados satisfatórios à paciente.

Qual a indicação para a reposição através de implantes hormonais?

A reposição através de implantes hormonais deverá ser avaliada pelo médico que acompanha o caso, uma vez que os efeitos colaterais da TRH fazem com que ela sempre seja indicada pelo menor tempo e nas menores doses possíveis.

O implante hormonal pode ser indicado para pacientes que não tiveram uma boa resposta ou adaptação à TRH por outras vias, como oral, dérmica ou vaginal.

Esses outros métodos também resultam em sintomas típicos que podem ser desconfortáveis, como sangramento vaginal, inchaço, dores de cabeça, alterações do humor, ansiedade, dor nas mamas e edemas.

Quais os benefícios do implante hormonal?

A reposição através de implantes hormonais apresenta uma série de benefícios às pacientes que fazem a opção pelo método, incluindo:

  • Melhora da qualidade de vida da paciente;
  • Implantes são opções mais práticas, com reaplicação em intervalos longos;
  • Redução dos efeitos colaterais associados à TRH;
  • Personalização do tratamento com controle adequado da dosagem aplicada;
  • Segurança do método;
  • Adequada continuidade da terapia.

Portanto, entender quais são as necessidades da paciente e adequar o tratamento para melhor atendê-la é determinante no sucesso da TRH.

Conheça a clínica Kellen Reis

A clínica da Dra. Kellen Reis é especializada em Medicina Integrativa e inclui uma abordagem personalizada e humanizada para um atendimento mais completo da paciente, compreendendo suas necessidades e adequando tratamentos, inclusive a reposição através de implantes hormonais.

A Dra. Kellen Reis é oncologista e a clínica dispõe de serviços variados, como tricologia, odontologia, nutrição, biomedicina e outras.

Agende uma consulta na clínica Kellen Reis.

 

Fonte:

Dra. Kellen Reis

Medicina Integrativa

Clínica Kellen Reis

ENTRAR EM CONTATO