Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Quando procurar um oncologista clínico?

Imagem ilustrativa

18 setembro, 2023|Por:

Entenda como essa especialidade médica pode atuar para a qualidade de vida do paciente oncológico

No processo de tratamento de um câncer, a ideia de procurar um oncologista clínico pode ser confusa para o paciente. É fato que a detecção precoce do câncer é fundamental para aumentar as chances de tratamento, expectativa de vida e entender como é possível lidar com os sintomas.

Mas a preocupação com o câncer nem sempre vem nos primeiros sintomas, o que faz com que o oncologista não seja sempre o primeiro médico a ser buscado. Afinal, quando é o melhor momento para procurar um oncologista clínico? Confira os detalhes que vão te ajudar a entender essa fase do tratamento.

Desejo saber mais sobre a oncologia integrativa!

Em que situações se deve procurar um oncologista clínico?

No caso de um diagnóstico de câncer, geralmente é um médico de outra especialidade que suspeita da doença e muitas vezes indica a sua presença no organismo. Isso faz com que o médico oncologista seja procurado só quando o diagnóstico já foi feito por outro médico, que indica ao paciente a importância de procurar um oncologista clínico.

Alguns sinais mais relacionados a um possível diagnóstico de câncer costumam indicar a necessidade de procurar um oncologista clínico, como:

  • Perda de peso repentina e sem motivo;
  • Alterações na região genital masculina;
  • Dificuldade para urinar ou pouca urina quando vai ao banheiro;
  • Sangramentos;
  • Indigestão frequente;
  • Alterações na pele, como lesões ou marcas;
  • Mudanças na rotina intestinal.

A presença de sintomas como esses nem sempre é sinal de que um diagnóstico de câncer será dado ao paciente. Mas é importante saber quando procurar um oncologista clínico pela relevância que o diagnóstico precoce tem no trabalho desse médico.

O oncologista é um especialista capaz de interromper a evolução do câncer e até mesmo chegar à cura da doença, sendo responsável por melhorar a qualidade de vida do paciente e acompanhá-lo durante a difícil jornada de tratamento oncológico.

Tipos de tratamentos oncológicos

Os tratamentos oncológicos mais comuns são:

  • Procedimentos cirúrgicos;
  • Quimioterapia;
  • Radioterapia;
  • Imunoterapia.

Em geral, são tratamentos mais assertivos e que trazem grandes impactos colaterais na qualidade de vida do paciente, mas que podem trazer a cura ou aumentar a sobrevida do paciente. Entre essas terapias, a imunoterapia costuma ser menos agressiva por atingir apenas as células tumorais do corpo.

Desejo saber mais sobre a oncologia integrativa!

Como escolher um oncologista clínico?

É importante que, ao procurar um oncologista clínico, o paciente se sinta confortável com o profissional e tenha todas as suas necessidades atendidas para deixar o tratamento menos complexo.

Informe-se sobre a formação e a experiência do profissional

Além da formação, o envolvimento do profissional em atualizações científicas, para entender se aquele médico é atualizado, e também um currículo que passa por experiência clínica em Oncologia, são pontos importantes para se assegurar de que as terapias mais modernas serão apresentadas pelo oncologista.

Confira os tratamentos oferecidos pelo oncologista

Para o maior conforto do paciente durante o tratamento, contar com um médico que ofereça a maior parte dos tratamentos dentro da sua própria clínica pode ser um ponto positivo. Alguns dos tratamentos e procedimentos que podem ser analisados na hora de procurar um oncologista clínico são:

  • Exames laboratoriais de imagem;
  • Quimioterapia, radioterapia e imunoterapia;
  • Apoio psicológico para o paciente e rede de apoio.

Busque indicações

Em um momento tão delicado da vida, é importante contar com boas referências para se assegurar de que a saúde está em boas mãos. Ter indicações ao procurar um oncologista clínico traz mais tranquilidade ao paciente.

Desejo saber mais sobre a oncologia integrativa!

Oncologia integrativa: quais as indicações?

Além dos tratamentos convencionais para combater os sintomas e as células cancerígenas, a oncologia integrativa é também uma opção para complementar as terapias já utilizadas pelo paciente.

Pautada em evidências científicas, a oncologia integrativa pode beneficiar o paciente com:

  • Auxílio para lidar com os efeitos colaterais do tratamento oncológico;
  • Práticas que trazem alívio ao estresse do tratamento;
  • Impacto positivo na fadiga e na autopercepção de esforço.

Procurar um oncologista clínico é uma tarefa complexa e que envolve várias etapas, mas a principal recomendação é contar com um profissional que transmita confiança e credibilidade para um tratamento confortável.

Entre em contato com a clínica Kellen Reis.

Fontes:

Instituto Oncoguia

Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica

Medicina Integrativa

Clínica Kellen Reis

ENTRAR EM CONTATO