Conheça quais são as orientações de preparação para o exame de bioimpedância e veja quem não pode realizar o exame de composição corporal
A preparação para o exame de bioimpedância é importante, pois pode haver alterações nos resultados caso alguma prática contraindicada tenha sido realizada na véspera ou no dia dele.
O exame de bioimpedância fornece diversas informações sobre a constituição física, incluindo peso, porcentagem de gordura e de líquido corporal, massa magra e óssea, quantidade de gordura visceral, idade metabólica e taxa metabólica basal (TMB).
É fundamental entender como é feita a preparação para o exame de bioimpedância e seguir as recomendações da clínica e da equipe médica. Saiba mais a seguir!
7 dicas de preparação para o exame de bioimpedância
Existem diversas recomendações dentro da preparação para o exame de bioimpedância que visam evitar distorções no exame que é usado por profissionais como nutricionista e preparador físico para prescrever cuidados mais adequados às necessidades físicas do paciente.
Dessa forma, não seguir corretamente as orientações pode levar à elaboração de um treino ou cardápio que não atenderão as necessidades individuais de forma tão personalizada e eficaz.
Além disso, o exame de bioimpedância costuma ser realizado com certa regularidade justamente para acompanhar a evolução do paciente.
Com isso, é importante seguir as mesmas orientações a cada vez que for realizar o exame, garantindo um resultado mais fidedigno. São elas:
- Faça jejum de alimentos e bebidas 2 horas antes do exame;
- Não consuma bebidas alcóolicas no dia anterior ao exame;
- Evite o consumo excessivo de alimentos ricos em cafeína um dia antes do exame;
- Não realize atividade física intensa no dia anterior ao exame;
- Não faça o exame estando febril e nem no período menstrual;
- Tome água 2 horas antes do exame;
- Urine pelo menos 30 minutos antes do exame.
Conheça, a seguir, mais detalhes sobre essas recomendações de preparação para o exame de bioimpedância.
1. Faça jejum de alimentos e bebidas 2 horas antes do exame
O jejum antes do exame de bioimpedância deve incluir líquidos e sólidos, para que não haja alterações nos resultados, como um indicativo de água corporal total superior à realidade.
2. Não consuma bebidas alcóolicas no dia anterior ao exame
As bebidas alcóolicas causam a desidratação do organismo, uma vez que o fígado usa mais água corporal para eliminar as toxinas ingeridas, reduzindo os níveis normais de água do organismo.
3. Evite o consumo excessivo de alimentos ricos em cafeína um dia antes do exame
A cafeína é uma substância diurética, o que resulta na produção maior de urina e, consequentemente, na eliminação excessiva de líquidos corporais, o que pode prejudicar a realização do exame de bioimpedância.
Além do café, outras substâncias e alimentos diuréticos devem ser evitadas, como: chá verde, chá de hibisco, frutas aguadas e outros.
Também é preciso conferir com a equipe médica os medicamentos de uso contínuo, pois aqueles que têm ação diurética devem ser evitados por 48 horas antes do exame de bioimpedância.
4. Não realize atividade física intensa no dia anterior ao exame
Para a preparação para o exame de bioimpedância é recomendado não realizar atividades físicas no período de 12 horas que antecedem o exame.
Além disso, atividades físicas mais intensas, como corrida, musculação e outras, devem ser evitadas completamente no dia anterior.
5. Não faça o exame estando febril e nem no período menstrual
Muitas das recomendações da preparação para o exame de bioimpedância devem-se à garantia de que não haverá oscilações na corrente elétrica, que é o mecanismo usado no exame para mapear a composição corporal.
Dessa forma, o exame não deve ser realizado por pessoas que estejam em estado febril, o que pode causar problemas na leitura do equipamento.
Para as mulheres, uma recomendação adicional é que não realizem o exame no período menstrual, o que também causa alterações nos resultados, caso haja retenção de líquidos nesse período.
6. Tome água 2 horas antes do exame
A desidratação pode prejudicar os resultados do exame e, por isso, o paciente deve ingerir o líquido duas horas antes de sua realização, respeitando o período de jejum necessário.
7. Urine pelo menos 30 minutos antes do exame
Por fim, na preparação para o exame de bioimpedância é recomendado que, dentro do período de 30 minutos ou menos, antes do exame, haja a micção para eliminação da urina presente na bexiga.
Existem contraindicações para o exame de bioimpedância?
O exame de bioimpedância é seguro, mas não deve ser realizado em mulheres grávidas, pelo fato de que não haverá confiabilidade no resultado, especialmente após o primeiro trimestre de gestação.
O exame também é contraindicado a pacientes que façam uso de marca-passo, devido à corrente elétrica do exame.
Assim, apesar das várias orientações, a preparação para o exame de bioimpedância é simples e importante para a segurança e confiabilidade dos resultados.
Agende uma consulta na Clínica Kellen Reis.
Fonte: