Tratamento pode ser usado como terapia complementar para auxiliar no controle de doenças autoimunes como esclerose múltipla e artrite reumatoide
A utilização de ozonioterapia para doenças autoimunes pode ser uma excelente possibilidade para auxiliar na modulação do sistema imunológico dos pacientes, fazendo com que ele volte a funcionar de maneira adequada. Dessa maneira, é possível corrigir alguns mecanismos fisiológicos que levam à autoimunidade, além de estimular a produção de antioxidantes e anti-inflamatórios.
O uso da ozonioterapia para doenças autoimunes também atua nas células do sistema imune, reduzindo a produção daquelas que levam o organismo atacar a si mesmo. A partir desta técnica, portanto, é possível controlar tanto os sintomas causados por essas doenças, como tratar a raiz do problema em alguns casos. Entenda melhor a seguir como funciona este tipo de tratamento e seus benefícios.
Você sabia que a Dra. Kellen Reis atende via telemedicina
Além disso, realizamos atendimento presencial em Imperatriz, Marabá, Goiânia e São Paulo.
Doenças autoimunes: o que são, causas e controle
As chamadas doenças autoimunes compreendem um conjunto de enfermidades distintas que se caracterizam por alterações no sistema imunológico — que, em vez de defender o organismo contra bactérias e vírus invasores, passa a atacar as células saudáveis. Como consequência, diversas estruturas do corpo são afetadas, causando diferentes sintomas e incômodos ao paciente.
As causas das doenças autoimunes não são totalmente esclarecidas pela Medicina, podendo ser multifatorial e ligada alterações como aumento da permeabilidade intestinal. O fato é que o organismo do paciente passa a confundir suas próprias células como estranhas, passando a atacá-las. São exemplos dessas alterações a Esclerose Múltipla, doença celíaca, artrite reumatoide, lúpus, tireoidite de Hashimoto e diabetes tipo 1.
O tratamento da maioria dessas doenças normalmente é feito a partir da inibição do sistema imunológico por meio do uso de medicamentos imunossupressores. Porém, este tipo de fármaco nem sempre é capaz de bloquear os anticorpos de maneira seletiva, levando o paciente a um estado de imunossupressão geral, deixando o organismo mais suscetível a infecções. O uso da ozonioterapia para doenças autoimunes pode ser a solução para minimizar estes efeitos.
Ozonioterapia e doenças autoimunes: como o tratamento funciona?
A ozonioterapia para doenças autoimunes pode ser uma excelente opção para evitar a fragilidade associada ao tratamento com medicamentos imunossupressores. Esta técnica consiste na administração de ozônio no corpo do paciente, melhorando a oxigenação dos tecidos e favorecendo a resposta do sistema imunológico. Dessa forma, é possível tratar e controlar diversas alterações.
A sua aplicação é uma metodologia complementar, sendo capaz de oferecer diversas possibilidades ao paciente. Assim como acontece com todos os tipos de tratamentos médicos, esta metodologia deve ser utilizada sempre de maneira individualizada. É necessário passar por uma avaliação médica antes de se submeter ao tratamento.
Como o ozônio age no corpo humano?
O ozônio é um gás altamente reativo e oxidante que possui características microbicidas, auxiliando no tratamento de infecções sistêmicas ou localizadas. Quando administrado no corpo do paciente em quantidades controladas, essa substância ativa os mecanismos de defesa do organismo, potencializando a resposta do corpo a determinados processos imunológicos.
O uso da ozonioterapia para doenças autoimunes, portanto, favorece o funcionamento metabólico do paciente, levando o organismo a responder melhor a inflamações, dores crônicas e doenças infecciosas. Esta é uma terapia complementar que pode ser muito eficaz no controle de diversos sintomas e enfermidades, mas que deve ser sempre acompanhado por mudanças no estilo de vida e demais tratamentos para o problema.
Quais doenças a ozonioterapia pode tratar?
Destaque como um método seguro no combate a infecções, problemas circulatórios, alterações articulares e processos inflamatórios, a ozonioterapia pode ser indicada para o tratamento de doenças autoimunes como esclerose múltipla, artrite reumatoide e lúpus. Além disso, a metodologia é muito eficaz para tratar:
- Asma;
- Complicações da diabetes;
- Infecções em geral;
- Hérnia de disco;
- Bronquite;
- Bursite;
- Doença pulmonar obstrutiva crônica;
- Feridas em processo de cicatrização.
A aplicação da ozonioterapia para doenças autoimunes e enfermidades em geral é bastante segura e praticamente não apresenta efeitos colaterais, desde que aplicada de maneira adequada e responsável. É sempre necessária uma avaliação especializada antes de iniciar o tratamento.
Entre em contato para saber mais sobre a ozonioterapia para doenças autoimunes!
Fontes:
Associação Brasileira de Ozonioterapia;
Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Médica.