O especialista em reposição hormonal se responsabiliza por identificar as deficiências do organismo do paciente, orientando a terapia mais adequada para sua saúde e bem-estar
Com a função de regular diversas ações do organismo, os hormônios trabalham em conjunto para dirigir o metabolismo e as funções sistêmicas, permitindo que o corpo funcione de maneira adequada e prevenindo doenças. Diversas situações podem fazer com que ocorra uma queda na produção dessas substâncias e, para evitar prejuízos ao funcionamento do organismo, é recomendado procurar um especialista em reposição hormonal.
O médico especialista em reposição hormonal se responsabiliza por avaliar as necessidades individuais de cada paciente, identificando os níveis hormonais que precisam ser corrigidos. Com base nos sintomas e alterações apresentados pelo indivíduo, será estabelecida a terapia mais adequada para proporcionar um processo de envelhecimento saudável e confortável ao paciente. Entenda melhor a seguir!
Procuro um especialista em reposição hormonal!
Quem é o especialista em reposição hormonal?
É necessário esclarecer que o Conselho Federal de Medicina não reconhece uma especialidade intitulada “Reposição Hormonal”, sendo este um tratamento que deve ser realizado sempre por profissional médico com base nas deficiências apresentadas pelo paciente. O médico que trata as alterações hormonais é o endocrinologista ou, também habitualmente, àquele que identifica em seus pacientes essas alterações, como o ginecologista, por exemplo. O intuito é reduzir os efeitos relacionados à queda dos níveis hormonais, uma alteração que geralmente está associada ao processo natural de envelhecimento.
Levando em consideração a proposta da Medicina Integrativa, que foca no cuidado integral do indivíduo — sem se limitar a uma doença existente ou parte específica do corpo —, o tratamento de reposição hormonal prioriza sempre a utilização de hormônios bioidênticos. Este tipo de substância apresenta exatamente a mesma estrutura química e molecular dos hormônios produzidos pelo organismo humano, reduzindo efeitos colaterais.
Quando é preciso fazer reposição hormonal?
Este tipo de tratamento é indicado por um especialista em reposição hormonal sempre que for identificada a necessidade de modulação de hormônios específicos que tiveram sua produção reduzida pelo organismo. O objetivo é aliviar e controlar sintomas incômodos resultantes dessa redução hormonal, permitindo que o corpo do paciente volte a funcionar de maneira adequada.
O mais comum é que a terapia de reposição hormonal seja utilizada para regular os sintomas da menopausa, mas o tratamento pode ser recomendado para ajudar na prevenção de patologias causadas por alterações hormonais crônicas e diversas outras situações. Alguns dos principais efeitos que podem ser alcançados a partir do acompanhamento de um especialista em reposição hormonal são:
- Aumento da libido e melhoria do desempenho sexual;
- Mais energia, disposição e vitalidade;
- Maior ganho de massa muscular;
- Melhoria da capacidade física e respiratória;
- Melhor resposta do corpo a tratamentos de perda de peso;
- Aprimoramento da qualidade de vida e saúde geral.
Você sabia que a Dra. Kellen Reis atende via telemedicina
Além disso, realizamos atendimento presencial em Imperatriz, Marabá, Goiânia e São Paulo.
Como é feita a reposição hormonal?
Existem diferentes métodos que podem ser recomendados pelo especialista em reposição hormonal, sendo que os formatos mais comuns para o tratamento são pílulas, cremes, injeções ou implantes hormonais. O tipo de hormônio a ser administrado, assim como seu formato e tempo necessário de tratamento, deve ser indicado sempre de acordo com as necessidades e características de cada paciente.
Dependendo dos sintomas e do quadro geral apresentado pelo indivíduo, outros tratamentos e recomendações podem ser associados ao tratamento de reposição hormonal. Vale lembrar que a Medicina Integrativa tem como objetivo principal promover a qualidade de vida e saúde do paciente como um todo — o que pode demandar mudanças na alimentação, prática de exercícios físicos e reposição de vitaminas.
Qual o melhor tratamento para reposição hormonal?
Uma vez que a terapia recomendada pelo especialista em reposição hormonal é sempre baseada na deficiência apresentada pelo organismo do paciente, não é possível indicar um tratamento específico como o melhor entre todas as opções. Com base em uma avaliação criteriosa e personalizada do indivíduo e suas características, o médico poderá apontar a metodologia de reposição mais adequada para seu caso.
Fatores como estilo de vida, sintomas apresentados, histórico clínico, idade e características individuais sempre deverão ser levados em consideração pelo especialista em reposição hormonal. O tratamento é individualizado, e visa atender às particularidades do paciente.
Procura um especialista em Reposição Hormonal ou tem dúvidas específicas sobre o assunto? Entre em contato com a Clínica Dra. Kellen Reis!
Fontes:
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia;