A soroterapia é um tratamento com benefícios multissistêmicos. Saiba como é feita a sua aplicação e quais os nutrientes selecionados.
É natural que algumas vitaminas, aminoácidos, antioxidantes e outras substâncias importantes não estejam presentes em quantidades satisfatórias no organismo. Seja em decorrência da má alimentação, estresse ou dificuldade de absorção, determinados nutrientes podem demandar suplementação para que o corpo funcione da maneira ideal. Os benefícios da soroterapia são muitos, e a soroterapia é indicada para esses casos.
Entre os principais benefícios da soroterapia, está justamente a possibilidade de suplementar todos os nutrientes necessários — em alguns casos, de maneira simultânea —, com maiores chances de absorção pelo organismo. Conheça como funciona essa técnica que beneficia o corpo integralmente.
Você sabia que a Dra. Kellen Reis atende via telemedicina
Além disso, realizamos atendimento presencial em Imperatriz, Marabá, Goiânia e São Paulo.
O que é a soroterapia?
A soroterapia é um tratamento voltado para as necessidades nutricionais do paciente e consiste na administração de vitaminas, minerais, antioxidantes e outras substâncias de forma endovenosa, ou seja, por um soro preparado e injetado diretamente na veia.
São inúmeros os benefícios da soroterapia, uma vez que a técnica não envolve o trato digestivo para a absorção dos nutrientes, e desta forma, descartam-se as barreiras intestinais e aumentam as chances de que o organismo aproveite cada um dos elementos ali presentes.
Quais substâncias são utilizadas na soroterapia?
A princípio, é necessário um acompanhamento médico para definir quais substâncias farão parte do tratamento de soroterapia. Apenas uma avaliação completa, feita por um profissional, será capaz de detectar, a partir de exames e análises clínicas, quais vitaminas demandam suplementação.
Por mais que as vitaminas e minerais sejam importantes nos processos metabólicos, suas quantidades e interações precisam ser muito bem dosadas. Um exemplo que podemos citar é a vitamina B9 (ácido fólico), por que quando em falta, ela pode causar fadiga, dores de cabeça e fraqueza, entretanto, o seu excesso desencadeia momentos de euforia e hiperatividade.
A partir do momento em que o médico alinha as necessidades com o paciente e detecta que os benefícios da soroterapia atendem ao seu tratamento, ele pode prescrever substâncias como:
- Minerais: zinco, magnésio e selênio;
- Vitaminas: C, complexo B;
- Antioxidantes;
- Aminoácidos.
Vale ressaltar que a soroterapia deve sempre ser realizada por uma equipe responsável e em ambiente hospitalar ou de hospital-dia, tendo em vista os consideráveis riscos de contaminação ou execução incorreta da técnica.
Quando é indicada a soroterapia?
Os benefícios da soroterapia são abrangentes, e desta forma, é natural que o método seja indicado para os mais diversos casos. Tanto como forma de tratamento para a avitaminose como aliada no combate ao estresse, a soroterapia é segura e eficaz.
Além dos fatores físicos e nutricionais, o tratamento pode ser aplicado aos transtornos psicológicos, por exemplo. No tratamento da depressão, por exemplo, o paciente conta com a injeção do aminoácido triptofano, um indutor da serotonina, o “neurotransmissor da felicidade”.
Aqueles que buscam um aliado estético também encontram boas oportunidades entre os benefícios da soroterapia. Ela pode ser indicada para quem busca o emagrecimento, tendo acesso às substâncias que aceleram o metabolismo, em seu tratamento. Da mesma forma, podem ser prescritos nutrientes que auxiliam no fortalecimento de unhas, cabelos e no viço da pele.
Não faltam alternativas e vantagens para aqueles que optam pela soroterapia. Sem restrições de idade ou contraindicações, o primeiro passo é sempre buscar um médico de confiança para avaliação e acompanhamento da técnica.
Quais os benefícios da soroterapia?
Os benefícios da soroterapia são visíveis nos mais diferentes âmbitos, mas a primeira vantagem sempre irá partir da absorção total dos nutrientes pelo organismo, principalmente entre pessoas que sofrem com problemas gástricos ou intestinais, pois elas demonstram maiores problemas para absorver essas substâncias de forma oral.
Aqueles que são submetidos ao tratamento notam, entre os benefícios da soroterapia:
- Mais energia e disposição;
- Melhora no aspecto da pele;
- Fortalecimento de unhas e cabelos;
- Eliminação de toxinas corporais;
- Aumento da imunidade;
- Melhora no humor;
- Além de benefícios a longo prazo, preparando o metabolismo para um processo de envelhecimento saudável.
Seja por um desejo estético ou como tratamento clínico, os que optam pela aplicação endovenosa de vitaminas e nutrientes encontram os variados benefícios da soroterapia, tendo em vista a sua execução prática e a possibilidade de aplicação de uma gama extensa de vitaminas, nutrientes e antioxidantes.
Saiba mais sobre soroterapia, entrando em contato com a Dra. Kellen Reis.
Fontes:
Condutas clínicas em Ortomolecular;