Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Anemia: como prevenir?

Mulher segurando uma placa escrito "anemia"

10 abril, 2023|Por:

Ações simples, como mudanças de hábitos alimentares, podem prevenir o surgimento desta doença

O que é anemia?

A anemia é uma doença em que o nível de hemoglobina no sangue é insuficiente, provocando uma redução na capacidade do transporte de oxigênio pelas artérias. Dentre as múltiplas causas que podem justificar o surgimento dessa condição patológica, podemos elencar a falta de ferro, de vitamina B12 ou de outros importantes nutrientes, além de doenças crônicas e distúrbios no sangue.

Sintomas da anemia

Os sintomas da anemia podem variar, englobando as seguintes manifestações:

  • Fadiga;
  • Fraqueza;
  • Falta de ar;
  • Dores de cabeça;
  • Pele pálida;
  • Irritabilidade;
  • Aceleramento cardíaco;
  • Dores musculares;
  • Dificuldade de concentração.

Os sintomas da anemia podem variar de grau e intensidade, sendo extremamente necessário buscar orientação médica quando o organismo der sinais de que algo não está operando como deveria.

Quais os tipos de anemia?

Existem várias subclassificações de condições anêmicas. Cada uma delas apresenta particularidades quanto à causa e tratamento. Vamos entender melhor abaixo.

Anemia ferropriva

A anemia ferropriva é uma classificação da doença caracterizada pela ausência de ferro no organismo. Essa condição pode acontecer em razão de uma dieta pobre em ferro, com pouco consumo de alimentos como carnes, peixes, ovos, feijões e vegetais de cor verde escura, além de perda excessiva de sangue ou problemas com a absorção de ferro. Seu tratamento pode agregar suplementação vitamínica e modificações na dieta.

Anemia megaloblástica

Trata-se de uma forma de anemia provocada pelas deficiências de ácido fólico e/ou vitamina B12. Ela pode acontecer em razão de uma alimentação nutricionalmente pobre ou com problemas de absorção desses elementos. Alguns medicamentos podem atrapalhar a absorção destas propriedades. Seu tratamento pode incluir suplementação de B12 e/ou ácido fólico, além de mudanças na alimentação, aumentando o consumo de certos itens, como nozes e castanhas, abacates, carne de fígado, vegetais verde escuro, ovos e leites vegetais.

Anemia falciforme

A anemia falciforme é uma doença hereditária que afeta a forma das células vermelhas do sangue, tornando-as em formato de foice ou de lâmina. Isso pode levar a obstruções nos vasos sanguíneos e a danos nos órgãos, especialmente ao cérebro, coração, fígado e rins. Sintomas incluem dor frequente, infecções recorrentes e cansaço crônico. Não há cura para essa doença, mas o tratamento inclui medicamentos para prevenir complicações, transfusões de sangue e, em alguns casos, transplante de medula óssea.

Talassemia

A talassemia é uma doença hereditária que afeta a produção da hemoglobina, proteína presente no sangue e responsável pelo transporte do oxigênio. Essa enfermidade pode trazer fadiga, pele pálida, infecções recorrentes e outros sintomas. A talassemia é provocada por mutações no DNA, sendo transmitida de pais para filhos através de genes defeituosos.

Como é feito o diagnóstico da anemia?

O diagnóstico da anemia pode acontecer através de uma série de exames, como a análise de sangue. Esse teste é completo para a medição dos níveis de hemoglobina e hematócrito, além de outras medidas qualitativas do sangue.

Também é possível que o médico solicite um teste de reticulócitos, responsável por medir a quantidade de células vermelhas no sangue. Existe ainda o teste de ferro sérico, exame que mede os níveis de ferro no organismo, podendo ajudar a identificar a causa da anemia.

Ainda podemos falar sobre o teste de dosagem de vitamina B12 e o de ácido fólico, que ajudam na identificação das eventuais deficiências destas propriedades nutricionais. Existe ainda o teste de esfregaço de sangue periférico, exame que avalia as células vermelhas do sangue através de um microscópio, para identificar possíveis anormalidades.

É possível prevenir uma anemia?

A prevenção da anemia pode estar ligada a algumas medidas que reduzem seus riscos, como o consumo de uma alimentação rica em vitamina B12, ferro e ácido fólico, com a presença de carnes vermelhas, feijão, brócolis, espinafre, couve, rúcula, frutos do mar e ovos.

Evite ou trate a perda de sangue, seja por menstruação excessiva, lesões ou cirurgias. Também busque ajuda médica quando identificar doenças crônicas, como patologias inflamatórias intestinais, que podem atrapalhar a correta absorção dos nutrientes. Busque também evitar o consumo de medicamentos que afetam a produção das células vermelhas, como aspirina e alguns anti-inflamatórios não-esteroides.

Anemia tem cura?

A depender de sua causa subjacente, a anemia pode ser tratada e curada. Quando a doença é provocada por ausência de ferro, uma simples revisão da alimentação aliada à suplementação vitamínica pode resolver o problema.

Outras formas mais críticas da doença, como a anemia hemolítica, podem necessitar de tratamentos mais complexos, como transfusão de sangue, medicamentos ou até mesmo cirurgia.

Como a reposição de vitaminas pode ajudar?

A reposição de vitaminas, especialmente a vitamina B12 e o ácido fólico, pode ajudar a tratar a anemia. Essas propriedades são fundamentais para a produção de células vermelhas saudáveis.

A vitamina B12 pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como carnes, peixes, ovos e laticínios. Também pode ser encontrada em forma suplementar ou injetável. O ácido fólico pode ser encontrado em alimentos como feijão, lentilhas, espinafre e brócolis, bem como em forma suplementar. Se a anemia for causada por uma deficiência de vitamina, a reposição vitamínica pode ajudar a normalizar os níveis de células vermelhas do sangue e tratar a doença.

Agende uma consulta na clínica Kellen Reis .

 

Fontes:

ABMIB

Ministério da Saúde

Medicina Integrativa

Clínica Kellen Reis

ENTRAR EM CONTATO